Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros & Outras Manias

Livros & Outras Manias

09
Mar14

Viajar na cidade onde se vive

Marco Neves

Ora, ontem foi dia de passeio. O meu filho tem cá dois dos tios e acabámos por ir passear por Lisboa, o que é sempre agradável. A desculpa de mostrar a outros o sítio onde vivemos serve sempre para conhecermos a nossa própria cidade. 

 

E, depois, não se esqueçam: ontem foi dia de sol! E sol nos últimos meses é coisa para não desperdiçar.

 

O dia começou às três (tardíssimo, eu sei, mas era sábado e estivemos a descansar da semana...). Os meus sobrinhos (doutra tia) tinham uma festa em Monsanto e a irmã da minha mulher convidou-nos para ir lá, com o meu filho, o meu irmão e namorada (os tios visitantes — isto com tanto tio, qualquer dia, é melhor fazer-vos uma árvore geneológica...).

 

Portanto, atravessámos Lisboa, e lá chegámos ao Espaço Monsanto. Para chegar até lá, passámos pela Serafina, pelo Aqueduto, pelo Tribunal, e lá fomos nesse canto perdido e lindo de Lisboa.

 

 

 

Depois, convencemos a irmã da minha mulher a ir connosco, de novo, ao Mercado de Campo de Ourique...

 

 

Depois, fomos até à Ler Devagar, em Alcântara (LX Factory):

 

 

 

 

Depois, o meu irmão quis ir passear pela cidade. Fomos até Belém, ao Restelo, lá voltámos ao nosso lado oriental da cidade, onde arrumámos o carro na garagem e fomos pela noite quente fora até à pizzaria mesmo ali ao pé da Doca dos Olivais. 

 

Ainda demos ali um saltinho à Fnac, onde vários grupos de rapazes esperavam que as namoradas terminassem os jantares do Dia da Mulher. Folheei mais uns livros — depois da Ler Devagar, já era a segunda livraria do dia.

 

Quando voltámos, a pé, pela zona residencial fora, a minha mulher e eu reparámos num casal de americanos a falar alegremente, mas que parecia irremediavalmente perdidos, à procura de bares numa zona da cidade onde não há muitos bares... Voltámo-nos para trás, e perante a surpresa deles, orientamo-los para onde podiam passar uma noite mais alegre. "Podem começar ali, ao pé daquela torre!" Foram com um sorriso na cara.

 

 

E foi assim, o nosso dia de viajantes por Lisboa fora. Um dia apetitoso, o meu filho quase sempre a rir-se, e a nossa cidade ali atravessada de trás para a frente (e nunca acaba, porque há sempre mais a descobrir.

 

 

[www.joaoleitao.com]

 

Fontes:

https://www.google.pt/maps/@38.732464,-9.172272,3a,75y,69.26h,81.01t/data=!3m4!1e1!3m2!1s9RfLvBprnvIYnhTNh-8sbg!2e0 (Monsanto)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Parque_de_Monsanto_5557.jpg (Monsanto)

- http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/campo-de-ourique-espera-por-si-no-mercado (Mercado de Campo de Ourique)

- http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/comercio-para-la-e-para-ca-na-lx-factory (LX Factory)

http://www.lerdevagar.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=2&Itemid=2 (Ler Devagar)

http://www.joaoleitao.com/fotografias-lisboa/alfama/miradouro-portas-sol/ (Lisboa)

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031