Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros & Outras Manias

Livros & Outras Manias

24
Mar15

Podemos algum dia chegar a 0 acidentes de aviação?

Marco

Encontro este comentário numa qualquer notícia sobre o acidente nos Alpes:

Para quando verdadeiras medidas de segurança para quem viaja de avião, inventam de tudo para prevenir as quedas, nuns é porque o piloto automatico nao funcionou, noutros é porque funcionou, noutros é erro humano ou defeito de fabrico, mas e que medidas existem para quando se está a cair? Não seriam preferiveis viagens mais demoradas e mais caras mas mais seguras? Este vicio que as pessoas têm de tentar fazer tudo com o minimo tem consequencias, mesmo tratando-se do meio de transporte mais seguro não podemos esquecer que normalmente em caso de acidente nao existe escapatória.

 

O mínimo? Quem quer que tenha escrito o comentário acha mesmo que a aviação faz o mínimo para evitar acidentes. Além disso, ao contrário do que se pensa, são raros os acidentes em que todos os passageiros morrem. Sim, aparecem nas notícias: mas aparecem exactamente por serem extraordinariamente raros.

 

Sei que custa ouvir isto num dia como estes — e custaria ainda mais a qualquer familiar das vítimas — mas a verdade é esta: os acidentes de aviação são raríssimos. Por dia, há larguíssimos milhares de voos em todo o mundo. Que aconteçam meia dúzia de acidentes por ano é praticamente inevitável, por mais segurança que se imponha.

 

E, na verdade, a segurança é imensa. Tudo é verificado vezes sem conta. As medidas de segurança têm melhorado ao longo de décadas, tanto que, hoje, as mortes são em muito menor número do que há umas décadas atrás, apesar de haver muitos mais aviões no ar:

AVIATION ACCIDENTES.png

[Fonte]

 

Há uma forma de exigir a perfeição e eliminar acidentes: proibir a aviação comercial. Tirando isso, nunca chegaremos ao zero. O que não significa que não devamos tentar, mas assumindo sempre que há um risco impossível de fazer desaparecer. 

 

Afinal, até estar em casa sentado tem algum risco.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031