Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"visinhança", "theoria", "Janellas Verdes", "á beira", "Collegio", "emfim", etc.

 

Já alguém se deu ao trabalho de ir ver a primeira edição d'Os Maias? Podem encontrá-la aqui.

 

Só para aguçar a curiosidade, vejam o início e o fim da obra que atormenta os alunos portugueses há tantos anos (é pena tantos caírem na esparrela de pensar que um livro é mau só por ser obrigatório, grande e não começar da forma mais excitante possível). 

 

 

 

 

Este fim teve um certo impacto em mim quando o li pela primeira vez. Hei-de voltar a isto.

 

Entretanto, reparem na ortografia. Atrevam-se a escrever como o Eça nos testes sobre Os Maias e vão ver o que vos acontece. 

 

Por outro lado, aqueles que acham que novas ortografias são um desaforo aos grandes autores, que não escreviam assim... Bem, já vieram um pouco tarde, que a ortografia mudou em 1911. (Aviso: isto não é um argumento a favor do Acordo Ortográfico. É apenas e só um argumento contra um argumento parvo em particular.)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45


3 comentários

Imagem de perfil

De Charneca em flor a 06.02.2014 às 12:41

Eu só o li, verdadeiramente, uns anos depois do secundário e adorei "Os Maias". Quando era obrigatório, li na diagonal, porque tinha que fazer um trabalho sobre a obra e então li só o que tinha mais a ver com o meu tema. O que faz lembrar que há muito tempo que não leio um clássico,
Quanto à ortografia, ela evoluí e, realmente, parece que há quem se esqueça disso. Quanto ao Acordo, eu acho que a riqueza da nossa língua está, precisamente, no perfume que cada país falante de português lhe dá.
Imagem de perfil

De Marco Neves a 06.02.2014 às 12:48

Não só está nesse perfume, como também nestas ortografias antigas. Vou já dizer o que acho do famoso acordo: não serve para praticamente nada e nunca devia ter sido aprovado, mas já me parece tarde para voltar atrás (e não é a primeira vez que mudamos de ortografia, por isso não devemos dramatizar tanto). Acho ainda que a ortografia não devia ser regulada por lei. No século XIX não o era e a ortografia era linda.
Imagem de perfil

De Inês - Desenhos e Fotografia a 06.02.2014 às 18:54

Na escola, em português, Os Maias era um livro obrigatório...
Lembro-me que o adorei e ainda me lembro bem da história (também não foi assim há tanto tempo que o li), mas fui uma das poucas alunas que leu...talvez apenas mais um aluno ou dois leu. Os restantes iam à net liam os resumos disponíveis e pronto. Acho isto um grande disparate, ridículo, de como é possível descartar assim um livro...só porque há resumos disponíveis.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Um livro deste blogue...

Doze Segredos da Língua Portuguesa
[Mais informações nesta página.] DOZE SEGREDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Pesquisar

  Pesquisar no Blog