Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os anti-vacinas

13.04.14

Na sequência do tema levantado pelo Daniel de Oliveira e, aqui no Sapo, pelo João Miguel Tavares, tenho uma coisa a dizer-vos:

 

Aqueles de nós que são contra as vacinas por alguma razão que me escapa (parece que ficam arrepiados com os efeitos secundários, como se não conhecessem os efeitos primários: a erradicação de muitas doenças mortais) — dizia eu: aqueles de nós que são contra as vacinas acham que este é um debate entre médicos e cientistas. 

 

Não é. É um debate entre pessoas que não percebem nada de medicina e que acham que não devemos vacinar as crianças e pessoas que não percebem nada de medicina mas confiam nos médicos e nos cientistas no que toca à medicina.

 

Os médicos e os cientistas são, numa larguíssima maioria, a favor das vacinas.

 

Acham que estão sob o efeito de alguma droga? Estão a ser vítimas de ilusão? Não sabem o que estão a dizer?

 

Alguns dizem: "eles querem é vender medicamentos!" Ora, acham mesmo que os cientistas estão sob a alçada das farmacêuticas? Leiam o Ben Goldacre, um dos maiores inimigos das farmacêuticas e um defensor acérrimo da ciência (incluindo, claro, das vacinas). 

 

Mas se acham que os cientistas estão a trabalhar para uma conspiração internacional (uma teoria extraordinária), têm de apresentar provas extraordinárias. Que não existem.

 

Os cientistas estão a fazer o seu trabalho. Nós é que andamos a confundir tudo. 

 

Vamos mas é lá continuar a vacinar as crianças, por favor.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:47


6 comentários

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 16.04.2014 às 08:06

O meu pequeno tá vacinado contra tudo....mas convivo com quem não o faz por opção, e quem o não faz por questões económicas!!! É um exagero o preço das vacinas que não fazem parte do plano de vacinação!
Imagem de perfil

De Marco Neves a 16.04.2014 às 08:56

Sem dúvida! Mas essas não são obrigatórias. São opções.
Sem imagem de perfil

De Vespinha a 18.04.2014 às 14:58

Não sabia deste movimento, que idiotice... Na minha perspetiva, recusar o que a ciência nos dá nos dias de hoje é um desrespeito para com o nosso passado.
Sem imagem de perfil

De Vespinha a 18.04.2014 às 15:00

E mais uma coisa: fiz há tempos a vacina contra o colo do útero, que hoje faz parte do plano nacional de vacinação mas só nas adolescentes. Custou-me €450 em seis meses, mas se pensarmos bem, quantas «porcarias» compraria eu durante esse tempo?
Sem imagem de perfil

De Luís Baptista a 24.04.2014 às 12:35

Para o autor deste blog:

http://www.mapsofindia.com/my-india/india/sharp-rise-in-non-polio-acute-flaccid-paralysis-after-polio-free-status

Para a vespinha:

http://healthimpactnews.com/2014/mercks-former-doctor-predicts-that-gardasil-will-become-the-greatest-medical-scandal-of-all-time/


Leiam mais livros e outras manias.
Imagem de perfil

De Marco Neves a 24.04.2014 às 12:45

Há artigos para todos os gostos... E depois há a realidade: as doenças que desapareceram em todo o mundo por causa das vacinas (que têm efeitos secundários, claro).

Fale com médicos, leia bons livros, olhe para os números com olhos de ver, não caia no "erro de confirmação", em que só olha para os poucos artigos e poucos números que parecem confirmar a sua tese.

O que nos está a tentar dizer com estes artigos é (parece-me): as vacinas não resolvem tudo (caso da Índia). Pois não: mas resolvem muito. No caso do artigo da Merck, quer convencer-nos que há vacinas que afinal são inúteis. Pode ser o caso. Mas, será que isso deve levar-nos a ser contra as vacinas, um dos desenvolvimentos mais significativos, importantes e de maior impacto positivo das últimas décadas?

Estes dois artigos são dois artigos. Leia antes as montanhas de bons livros de medicina, ciência e biologia que confirmam a validade e necessidade das vacinas.

Fale com médicos. Fale com cientistas. Não confie cegamente nas teorias da conspiração.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Um livro deste blogue...

Doze Segredos da Língua Portuguesa
[Mais informações nesta página.] DOZE SEGREDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog