Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros & Outras Manias

Livros & Outras Manias

02
Fev14

¶ O talento de ver o lado mau das coisas

Marco Neves

Os portugueses, esses bichos estranhos de que sou exemplar mais ou menos típico, têm um talento (entre muitos outros): conseguem pegar na notícia mais inócua e transformá-la em coisa má. Como se já não bastasse tudo o que, de facto, corre mal, temos de achar mau mesmo o que é bom — ou simplesmente indiferente.

 

Por exemplo, aquela história de a CNN ter dito que Lisboa é a cidade mais cool da Europa. Nada contra refrear os ânimos. A coisa não é assim tão importante. Amanhã estarão a dizer o mesmo de Lille, Liubliana e Luxemburgo, e só para ficarmos por cidades que começam pela mesma letra. Mas refrear os ânimos é uma coisa. Outra é dizer que a jornalista americana disse isso porque os americanos são um povo ignorante em relação ao resto do mundo e que isto não é nada bom para os lisboetas (daqueles verdadeiros).

 

Sei que o turismo pode irritar. Mas faz mais bem que mal, amigos. E um português virar-se contra o turismo, com todos os defeitos que tem, é algo semelhante a um português virar-se contra o vinho do Porto, porque pode embebedar.

 

Depois, eu, turista, me confesso: gosto de viajar e conhecer cidades novas, e por isso não posso achar isso muito bom, mas só nas cidades dos outros. E, já agora, gosto muito que Lisboa seja uma cidade desejada e cool — ou whatever.

 

Se gosto disso, gosto ainda mais da cidade das pessoas, daquelas verdadeiras, que moram aqui. Mas uma coisa não impede a outra, muito antes pelo contrário. 

 

(E também não gosto do estado em que ficam as ruas depois de certas noites. Mas isso não é nada cool.)

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728