Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livros & Outras Manias

Livros & Outras Manias

09
Mai14

O que faz a leitura

Marco

Diz Carla Hilário de Almeida Quevedo que:

"A leitura não faz de uma má pessoa alguém em que se possa confiar. Não traz, neste sentido, mudanças morais. Mas tem o poder fundamental de não haver nada que interfira naquele instante em que estamos a sós com um livro. Ser capaz de fazer isto é poder ser independente como ninguém. E é nisto que penso quando se diz que “a leitura melhora as pessoas”. Sim, é verdade. Melhora porque cria um hábito de autonomia de pensamento. Um hábito de liberdade. 

 

Concordo, mas diria que não é só isso e talvez nem seja principalmente isso. Reparem que há outras coisas que têm esse poder fundamental: o teatro, um bom filme, até a música. 

 

O que a literatura faz (também) é por-nos a ler e a assumir por instantes as palavras de outros. A entrar pela consciência alheia. A vivermos mais. Não a vivermos melhor, como muito bem diz a Carla. A literatura faz-nos viver noutros olhos, noutros pés, coisa que os filmes não fazem (porque estamos a ver de fora), que o teatro não faz (também estamos a ver de fora), que a música faz de forma mais vaga. 

 

Por isso, ler não nos torna melhores pessoas, mas permite-nos viver muito mais além do que a nossa apertada vida.

 

(E estamos a falar de literatura, porque não se esqueçam: a leitura é muito mais do que literatura. É também ciência, é também história, é também tudo o que cabe entre as duas capas dum livro.)

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031