Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Livros & Outras Manias

Livros & Outras Manias

23
Ago13

¶ Não é fácil um blogue assim

Marco Neves

Assim, como? Sem certezas. É mais giro, mais interessante, mais excitante escolher um lado e defendê-lo com unhas e dentes, verve e retórica, argumentos bombásticos, à-partes acutilantes, ironias venenosas — sem estar na liça para chegar a conclusões, apenas para lutar, por desporto. Ora, este blogue não é assim. Defende algumas coisas, mas não quer defender um lado só porque sim. É um blogue que pode mudar de opinião. É um blogue que tenta descobrir e chegar mais perto da verdade, sem ser teimoso só porque sim. É um blogue ponderado — e haverá algo mais perigoso do que a ponderação, por esta esfera de excitação que são os blogues e companhia?

 

Este blogue tenta não ser simplista, mas gosta de procurar explicações simples e verdadeiras. Gosta de ir ao básico, se for preciso, e não estar enredado em discussões muito esmiuçadas, mas com pés de barro.

 

Acima de tudo, este blogue tenta ter menos certezas do que o habitual, porque hesitar em chegar a conclusões é uma higiene mental muito útil nestes ambientes bloguísticos de grandes certezas e grandes disparates. Este blogue poderá ter convicções, método, ideias próprias, e defender isto tudo com unhas e dentes se necessário for. Mas certezas absolutas? Dificilmente.

 

Mas também não é um blogue que caia na tentação de ter a certeza que nunca chegamos a lado nenhum. É um blogue que defende a ciência, o espírito crítico, a curiosidade intelectual (e a outra, se for preciso), a liberdade, a democracia, e outros valores mais ou menos vagos. E é um blogue que gosta muito de literatura — e que sabe como a ciência e a literatura nem sempre se dão bem (mas deviam). No fundo, é um blogue que quer chegar a algum lado, mesmo que não consiga.

 

É um blogue — vejam só — optimista (num sentido muito preciso, que mais tarde se explicará) — e um blogue que gosta de contrariar, para testar as ideias e ver se elas se aguentam. Um blogue estranho, portanto.

 

O interessante, aquilo de que todos gostam, é de blogues que pensem exactamente como cada qual. Não gostam de sair da zona de conforto, de atacar a sua própria forma de pensar. Muito menos gostam de blogues que não tenham uma agenda, para usar a expressão inglesa. Enfim, este blogue andará calmo, mas saberá defender aquilo em que acredita — sem nunca andar à procura de conflitos, porque o que este blogue quer, no fundo, é aprender, porque este blogue saiu duma mente curiosa.

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031